20 de janeiro dia Nacional do fusca, mas por que ?
24/04/2017 16:26 em Novidades

A história do “Dia Nacional do Fusca” remonta ao ano de 1988, quando os contatos do então Sedan Clube do Brasil com a Volkswagen do Brasil, na época sob controle da Autolatina (joint venture entre as filiais brasileiras e argentinas da Volkswagen e da Ford) estavam melhorando e alguns eventos já haviam sido realizados com a ajuda da fábrica. Estes eventos foram a “Primeira Exposição”, o “Quarto Passeio Anual”, sem contar o apoio que o setor de imprensa da VW dava às atividades do Sedan Clube através de divulgação em suas publicações.

Em meados de 1988 começou a preparado um megaevento em Interlagos, o “Encontro Nacional do Fusca”, que consolidaria a criação do “Dia Nacional do Fusca”.

Naquela época o gerente de Propaganda e Marketing da VW era o amigo Luís Cesar Basso Barbosa, uma pessoa que tinha um carinho especial pelo Fusca e que sempre que tinha condições para tal colaborava com os empreendimentos do Sedan Clube. Tanto é assim que ele participou de uma memorável reunião preparatória para o evento de Interlagos, que foi realizada no dia 12 de novembro de 1988, um domingo , no Well’s Burger da Praça Panamericana (hoje é um McDonalds). e levando sua esposa e filhos.

Outra foto do grupo, que se acomodou numa sacada que havia no Well’s Burger na procura de um pouco de privacidade para os trabalhos:

A ideia inicial, pela qual a VW já estava agilizando os preparativos, era fazer o evento no dia 20 de novembro de 1988, um domingo, mas não houve condições logísticas para realizar o evento nesta data. No entanto, boa parte do trabalho já estava pronta, incluindo o logotipo do evento que era o número 20 grafado na forma de um Fusca,  já aprovado.

A reunião do Well’s Burger já foi parte do Plano B, que foi transferir o evento para 20 de janeiro, instituindo-o como “DIA NACIONAL DO FUSCA”. Mas esse dia, em 1989, era uma sexta-feira, e o evento em Interlagos acabou sendo antecipado para o dia 15, um domingo. O cronograma de eventos de janeiro de 1989 ficou assim:

 

• 15/01/89 – Na capital de São Paulo foi realizado o “Encontro Nacional dos Fuscas”. Em muitas outras localidades do Brasil foram realizados “Passeios de Fuscas” organizados pelos representantes locais da Rede Autorizada VW.

• 16/01/89 a 21/01/89 –“SEMANA DO FUSCA”, com festividades e promoções especiais (peças e serviços para Fuscas com desconto), que foram realizadas em todas as concessionárias VW.

• 20/01/89 – instituído como “DIA NACIONAL DO FUSCA”, que doravante seria o dia em que o Fusca seria homenageado todos os anos.

 

Abaixo, carta da VW com a definição do evento, dirigida a mim, então presidente do Sedan Clube do Brasil (a mudança para Fusca Clube ocorreu alguns anos depois, quando a VW concedeu o uso do nome ‘Fusca’ ao clube):

 

Esta carta foi assinada pelo Luís Cesar Basso Barbosa e por outro grande amigo até hoje, Roberto Malacrida; Aliás, toda a equipe daquele departamento merece meus agradecimentos.O famoso Fusca amarelo sorrindo apareceu nesta época e foi uma criação do amigo Lengard Müller Assis que na época trabalhava no departamento de Marketing da VW. Ele também decorou o panfleto que anunciava a Semana do Fusca:

Para anunciar o evento aos sócios do Sedan Clube foi publicada uma edição extra do jornalzinho “A BANANINHA” com dados do “ENCONTRO NACIONAL DOS FUSCAS” que seria realizado no dia 15 de janeiro de 1989.

Na capa desta edição extra do A BANANINHA vê-se alguns trabalhos de gráficos que eu fiz por computador, como a bananinha (indicador de direção tipo semáforo) na parte superior como o logo do Dia Nacional do Fusca, com o Fusca feito ponto por ponto e o número 20 sobreposto a ele

Em resumo: ao contrário do Dia Mundial do Fusca, no qual a data escolhida tem um vínculo com a história do Fusca, o “Dia Nacional do Fusca” foi criado sem este vínculo histórico em mente. Mas, sem dúvida, a sua criação formou um vínculo próprio e agora este dia chega aos 28 anos, tendo como descendentes o “Dia Mundial do Fusca”, comemorado nos dias 22 de junho de cada ano, e o “Dia Municipal do Fusca” em São Paulo, comemorado também no dia 20 de janeiro, data que colocou São Paulo na posição ímpar de ser uma metrópole com um dia oficialmente dedicado ao Fusca!

AG

 

Nota do Autor: este material, atualizado, foi originalmente publicado na minha coluna “Volkswagen World”, do Portal Maxicar (www.maxicar.com.br), e esta publicação ocorre de comum acordo com o meu amigo Fernando Barenco, gestor do MAXICAR, companheiro de muitos anos de trabalho em prol da preservação dos veículos VW históricos e de sua interessante história. O seu conteúdo é de interessa histórico e representa uma pesquisa bastante aprofundada do assunto. Material obtido em livros e na Internet, com pitadas de conhecimento próprio de longa data…

REGISTRO: após da mudança de provedor ocorreu a perda parcial de material fotográfico que foi recolocado nesta matéria no dia 04/02/2017. Este procedimento, feito pelo autor, complementou o trabalho feito pelo Staff do AUTOentusiastas na condução da transferência de muitas centenas de matérias para “seu novo lar”. Com isto esta matéria foi reconduzida à sua condição original, respeitando as condições de arquivo existentes, pequenas diferenças podem ter ocorrido.

A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de total responsabilidade do seu autor e não reflete necessariamente a opinião do AUTOentusiastas.

 

Fonte: http://www.autoentusiastas.com.br/2017/01/dia-nacional-do-fusca/

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!